Um Pouco de História
A DORI foi fundada no dia 08 de maio de 1967, pela sra. Doraci dos Santos Spilla, que iniciou com uma produção bastante artesanal e na época usou a marca Guri, com a produção de pipoca e doces de amendoim. Em meados dos anos de 1970, seus filhos e cônjuge passam a fazer parte da sociedade, foi quando a Empresa foi registrada junto a Junta Comercial de Marília.A fabrica começou a funcionar na própria residência da fundadora, e após dez anos foi transferida para um salão de 500 m², situado na Av. Republica, época é que o nome da Empresa passa a ser Dori, por conta do nome da fundadora.
No ano de 1982 a Empresa passou a ser constituída como limitada, e surge mais um sócio, desta vez alguém que não fazia parte da família, ele ficou somente seis meses na sociedade e logo foi substituído pelo Sr. Daniel dos Santos Spilla, voltando a empresa a ficar familiar. Esse sócio, permaneceu na empresa até 1985. Nos anos de 1986, começaram a fazer parte da sociedade, dois sócios que não eram da família, o Sr. Pedro Lobo da Silva e Sr. Paulo César Venturini, voltando a empresa ser multi-familiar. Neste mesmo ano é inaugurada a primeira filial na cidade de Marília, localizada no Distrito Industrial com a finalidade de beneficiar, secar artificialmente, industrializar e armazenar o amendoim que era e ainda é uma das principais matérias-primas utilizadas na Matriz. Essa filial, a Cerealista foi fundada com o objetivo principal de que a Empresa se assegurasse da qualidade de sua tão importante matéria-prima, para isso, ela investiu na construção de um laboratório de analise do amendoim e ainda passou a dar assistência aos produtores, tudo para garantir a excelencia dos produtos fornecidos pelos seus produtores. Essa atitude, segundo consta nos registros da Empresa, alavancou sua participação no mercado nacional, inclusive sendo uma das primeiras Empresas do segmento no Brasil, a possuir sua própria Cerealista e acompanhar todo o processo do amendoim, desde o plantio. Atualmente, ela já aprimorou o trabalho, pois cuida desde a seleção das sementes, para assegurar a qualidade e quantidade do produto-amendoim. Quando a Empresa completa 21 anos, é vendida 62% para a família Barion, ou melhor para o Sr. João Baptista Barion, que passou a ser o sócio majoritário da Empresa, restando na empresa os dois sócios que não era da família da fundadora e apenas um filho do casal Spilla, o Sr. Luiz Augusto Spilla, que permanece na Empresa por mais sete anos, até que em 1995 vendeu toda a sua parte ao Barion, ficando este com com 92% da Empresa.
Desde a entrada do Sr. João Baptista Barion, a Dori iniciou um processo de crescimento e desenvolvimento grandioso, ele fez grandes investimentos na Empresa, um ano após, em 1988, comprar os 62% da Dori, adquiriu a Fabrica de balas e pirulitos denominada “Ouro Verde”, localizada na cidade de Rolândia PR.
Para a direção da Empresa, o ano de 1988, foi o marco de seu crescimento, pois, até então a Dori era uma pequena empresa que produzia 350.000 quilos de produtos por mês, estes produtos eram fabricados, em sua maioria artesanalmente. A empresa possuía menos de 100 empregados. Já a Fabrica Ouro Verde empregava 80 empregados e produzia cerca de 150.000 quilos por mês. No 1992, foi criada a terceira filial, em Osasco estado de São Paulo, e em Porto Alegre na capital do Rio Grande do Sul, com a meta de alavancar o mercado, expandindo-o naquelas regiões.
No lapso de tempo de 1989 a 2005, a Empresa teve um crescimento considerado satisfatório pelos seus dirigentes; para se ter uma noção desse crescimento, ou seja, no ano de 2005 foram comercializados 75.000.000 quilos de produtos, 12,5 vezes a quantidade de capacidade que a empresa possuía em 1988. Neste mesmo período o crescimento do numero de empregos diretos foi superior a 10 vezes. Inúmeros acontecimentos passam a ocorrer, possibilitando grande destaque à Dori no mercado nacional e internacional, começou a vender por vários países e em pouco tempo já levava seus produtos por mais de 70 paises, chegando a exportação 25% da sua produção. O que foi reduzido somente no ano de 2006; o que atualmente está em torno de 18%.
Além do investimento em tecnologia, a Dori optou por investir nos seus empregados e no ano de 1994, implantou a área de Recursos Humanos com o objetivo de alinhar as políticas de recursos humanos com a "estratégia" da organização, proporcionando maior flexibilidade e possibilidade de lidar com os seus profissionais. Segundo os dirigentes da Empresa, é nas pessoas que reside a força de uma empresa e que nada poderá ser alcançado sem o comprometimento e capacitação de cada colaborador; o que a leva a partir do ano de 1996, a oferecer treinamentos buscando estimular a mentalidade progressiva e interiorizar novos valores que resultem em sucesso. Preocupada com a capacitação e desenvolvimento de seus colaboradores, no ano de 1999 a Dori investiu na adequação de salas para implantar o programa de Telecurso na Matriz e na Unidade de Rolândia, investindo na educação formal de seus colaboradores e familiares, o resultado desse trabalho é demonstrado em expressivos números: 245 pessoas formadas na cidade de Marilia e 161 pessoas em Rolândia (ate o ano de 2005). Um ano após o inicio deste programa, em 2000, iniciou-se a concessão de Bolsas de Estudo em Cursos Técnicos, Graduação e Pós Graduação, ligados a área de atuação do colaborador, o saldo tendo bastante positivo, já foram beneficiados 236 colaboradores, dos quais 92 já concluíram os cursos.
No ano de 2002, a Dori investiu R$ 3.500.000,00, que foram destinados à conclusão do Centro de Distribuição, desenvolvimento de novos produtos (nove lançamentos em balas e cinco em pirulitos) e, também, à linha de produção de duas das três plantas da Empresa, fazendo com que ela permanecesse em ascensão no mercado. Neste mesmo ano a Dori também foi certificada pela Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados) por meio do selo Pró-Amendoim, um programa que utiliza rígidos processos de avaliação e tem o objetivo de oferecer ao consumidor a máxima qualidade em produtos à base de amendoim. Este selo é extremamente importante para o setor, pois identifica claramente ao consumidor as empresas que se preocupam com a qualidade do amendoim empregado em seus produtos. Ainda em 2002 ocorreu a implantação da APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle), que tem como pré-requisito as Boas praticas de fabricação, identificando os perigos potenciais à segurança do alimento desde a obtenção das matérias-primas até o consumo, estabelecendo em determinadas etapas (Pontos Críticos de Controle), medidas de controle e monitorização que garantam, ao final do processo, a obtenção de um alimento seguro e com qualidade.
O Sistema APPCC contribui para uma maior satisfação do consumidor, torna as empresas mais competitivas, amplia as possibilidades de conquista de novos mercados, nacionais e internacionais, além de propiciar a redução de perdas de matérias-primas, embalagens e produto.
Mais filiais comerciais foram inauguradas no Território Nacional. Excelentes resultados foram alcançados no ano de 2003, a inauguração do CD - Centro de Distribuição com 10.000m2 em Marilia, fez com que a Dori operasse com um grande diferencial, a capacidade de armazenamento de 6,5 milhões de quilos. As mercadorias produzidas nas duas Unidades Fabris (Marilia e Rolândia) ficam armazenadas no CD e a partir daí seguem seu destino até o cliente. Com isso houve uma redução de custos, maior eficiência no atendimento e melhoria nas condições físicas de armazenamento das mercadorias, podendo suprir satisfatoriamente o mercado em tempo e quantidade desejados abastecendo todas as filiais e os demais canais de distribuição.
Desde o ano 2003 a Dori conquista o Selo Balanço Social Ibase, que é concedido à empresas que possuem compromisso com a qualidade de vida dos funcionários, da comunidade, ações para o controle dos impactos dos negócios no meio ambiente, e apresenta publicamente seus investimentos internos e externos através da divulgação anual do seu balanço social.
O ano de 2004 foi marcado pelo lançamento de produtos com maior valor agregado, como o Disqueti de amendoim e o Caramelo Dod´s, produtos de excelente qualidade que satisfazem a necessidade do consumidor no sabor e na atratividade enriquecendo o portfólio de produtos. Nos últimos anos, a Dori tem investimento em novos produtos, como pirulitos recheados, chicle, caramelos de chocolates, balas recheadas dentre outros.
Uma ampliação de 2.000 m² na Filial Cerealista foi realizada no ano de 2005, foram instalados mais dois secadores artificiais.
Além de conquistar cada vez mais o mercado nacional, aumentando significativamente a sua amplitude no produto, com um mix de produtos de mais de 200 itens, ela também tem conquistados diversos prêmios que demonstra a sua dedicação. Alguns exemplos de prêmios que a Dori conquistou nos últimos anos:
“Valor Carreira - As Melhores Empresas em Gestão de Pessoas”. Que foi concedido pela Revista Valor Carreira e contou com a acessoria do Hay Group, uma das mais conceituadas empresas de consultoria de recursos humanos do mundo. Foram auditadas 156 empresas, das quais apenas 40 foram selecionadas após rigorosa avaliação que inclui questionários, visitas às fábricas e entrevistas pessoais com funcionários, este selo confirmou e reconheceu o empenho e trabalho desenvolvido pela Dori em prol de seus colaboradores;
O Selo "Empresa que Educa", concedido pelo SENAC, destinado apenas às empresas que oferecem espaço para a Estação de Vivências dos participantes do Programa de Educação para o Trabalho SENAC, destinado à capacitação de jovens de baixa renda para o trabalho;
Selo “Laço Dourado” – Programa de Aleitamento Materno, dando origem, após um ano, ao Projeto mãe e Filho. ü A Empresa conquistou o Selo "Empresa Amiga da Criança", da Fundação Abrinq, consagrada internacionalmente pelo combate ao trabalho infantil e ações de apoio às crianças brasileiras. Para fazer jus ao selo, a Dori se comprometeu em desenvolver iniciativas voltadas para a defesa dos direitos e da qualidade de vida das crianças e adolescentes.
No ano de 2006, a Dori criou o SIGA (Sistema integrado de Gestão Ambiental) com o objetivo de gerenciar, aperfeiçoar e integrar todas as ações ligadas ao assunto. Com a consultoria de uma empresa especializada em gestão de recursos ambientais, foram realizadas auditorias ambientais na matriz e na Unidade de Rolândia, com o levantamento desses dados a Dori idealizou uma serie de ações planejadas para garantir os cumprimentos das exigências ambientais legais, garantindo, dessa forma, a excelência na questão ambiental.
Ainda em 2005 um grupo de gestores da Dori, denominado “Comitê Executivo do Código de conduta” juntamente com a assessoria do Sr. Antônio Carlos Nasser elaboraram O Código de Conduta da Dori Alimentos, instrumento que contém informações que fornecem parâmetros de conduta pessoal e profissional nas relações com a empresa, estabelece padrões a respeito da conduta humana direcionando os colaboradores a um comportamento ético em busca da excelência e do bem comum. Ainda no Código, constam orientações sobre o que é bom e correto nas relações com pares, superiores, equipes de trabalho, acionistas, clientes, fornecedores, sindicatos, parceiros, prestadores de serviços, concorrentes, sociedade, governo e comunidades com as quais a Dori atua. O Código de Conduta da Dori Alimentos foi aprovado pela Diretoria da Dori em junho de 2006.
O ano de 2007 se iniciou com grandes metas estipuladas e objetivos que estão a caminho de serem conquistados, a Dori, através do SDSA, tem se preparado para Auditorias que visam a certificação da empresa junto a Norma IS0 22000. Treinamentos foram realizados e a divulgação da Politica de Qualidade e Segurança da empresa tem sido propagada junto à todos colaboradores, “Garantir a Qualidade e Segurança dos Alimentos, de acordo com os Requisitos Legais, comunicando-se com todos interessados.”
Hoje a Dori Alimentos ocupa uma área total de 225.000 metros quadrados, sendo 54.800 metros quadrados de área construída e 170.200 metros quadrados destinados a futuras instalações. A última alteração do capital foi em 08 de fevereiro de 2006 e tem como capital registrado o valor de R$ 29.460.000,00.
No ano de 2007, a Dori iniciou a revisão do seu planejamento estratégico, com projetos a serem desenvolvidos até o ano de 2010. Outros feitos marcantes · Redesenho de seu logotipo. Uma atualização da logo/marca, modernizando-a, porém, com a preocupação de não perder sua identidade visual, que foi novamente alterado em 1997 e depois em 1998 o qual é utilizado até os dias atuais, como segue abaixo.
Logotipo usado até 1996

Outros feitos marcantes.
· Inauguração do Centro de Distribuição (CD) com 10.000m2 e capacidade para armazenar 6,5 milhões de quilos de produtos;
· Lançamento da Bala pingada Topsy Frutas, a bala é uma versão atualizada da legendária bala Soft (que foi adquirida pela Dori da Empresa Campineira, controlada pelaDanone), considerada um produto único, teve grande repercussão quando chegou ao mercado, em virtude de estar na lembrança dos consumidores de pelo menos duas gerações, atendendo as expectativas de qualidade, apresentação e preço.
Com 40 anos de existência, a Dori é uma das maiores do País no ramo de balas, pirulitos e confeitos, produz seis mil toneladas/mês e exporta em média para 70 países.
A Dori possui um Mix amplo, com mais de 200 tipos produtos, que são divididos em linhas:
Glicose: Balas e Pirulitos: Balas mastigáveis e duras e Pirulitos mastigáveis e duros.
Chicle: Linha responsável pela fabricação das Gomas de Mascar com ou sem tatuagem.
Além da variedade de produtos que possui, a Dori trabalha também com embalagens de diferentes gramaturas, que são ideais para atender os diferentes mercados com que trabalha.
Muitos dos produtos fabricados pela Dori ocupam a liderança em vendas no mercado nacional,
Outros produtos de destaque são os Caramelos Dod´s (únicos na categoria – cobertos com chocolate), Deliket, Disqueti, Disqueti love e Disqueti de Amendoim, Linha Special de Amendoim Japonês sem Colesterol, Torrado e Salgado e Torrado com Mel, Chocolate Granulado.
Uma curiosidade, a Bala Morango Recheada possui Comunidade na maior rede de relacionamentos do mundo, o Orkut, denominada “Eu amo Bala de Morango da Dori” a comunidade reúne pessoas que são fãs desta bala e já conta com mais de 1000 membros, as balas e pirulitos Bolete estão presentes em comunidades que relembram o passado e colocam a marca como sinônimo de infância.
Recentemente a Dori iniciou a produção das gomas de mascar Sploff e Zazuage.
“Manter a liderança nacional no mercado de candies, em especial balas, gomas e confeitos de amendoim, e ganhar participação em pirulitos, chocolates granulados e confeitos a base de chocolate.
Ampliar as vendas para o mercado externo dos produtos de nossa especialidade.
De maneira com que todos estejam interligados, procurando sempre alcançar os objetivos estabelecidos, e sinergia entre todos.”
“Fortalecer e consolidar a MARCA DORI no mercado, melhorando a RENATBILIDADE e a INTEGRAÇÃO ENTRE AS ÁREAS, com uma ESTRUTURA ORGANIZACIONAL completa e eficiente.”
“Responsabilidade, ética, respeito e transparência em nossas relações.
Integração e objetividade, gerando agilidade nas decisões.
Qualidade dos produtos e atendimento aos desejos dos consumidores.
Concorrência leal, crescimento, crescimento nos mercados nacional e internacional, em busca do lucro em nossas atividades.
Atuação em prol das Comunidades de Marilia – SP e Rolândia – PR, locais em que estamos presentes com unidades fabris.”
Na Dori o departamento de marketing e Comercial trabalham em conjunto, ambos com o interesse de atender e satisfazer as necessidades dos clientes.
Promoção
A área de promoção é responsável pela comunicação com o público externo, inclui a propaganda, publicidade, relações públicas assessoria de imprensa, “boca-a-boca”, venda pessoal e refere-se aos diferente métodos de promoção do produto, marca ou empresa.
A Dori realiza técnicas de merchandising nos pontos de venda diferenciando os seus produtos da concorrência.
As principais ações é a utilização de material promocional como uniformes, papel forração, cartazetes e displays e, também a presença de promotores para a realização de degustação dos produtos Dori.
Produto
A Dori possui uma extensa linha de produtos consagrados pelos consumidores, mais mantém-se atualizada inovando sempre com o lançamento de novos produtos.
São produtos de qualidade que se apresentam em diferentes versões e diversas gramaturas para atender os diferentes públicos.
Constantemente são feitos lançamentos, produtos que são desenvolvidos pelo departamento de Desenvolvimento de Produtos da Dori, a partir da constatação das necessidades do mercado. Em conjunto com o departamento de criação são viabilizadas embalagens atraentes e modernas.
Preço
Na Dori a formação do preço é estabelecida por segmentos, cada segmento tem um custo. Pode-se estabelecer o preço através da soma dos custos industriais com as despesas comerciais e tributos.
Os Custos Industriais são os custos referentes a fabricação dos produtos, as Despesas Comerciais são aquelas que variam de acordo com o local de distribuição, entre elas podemos destacar o frete. Os tributos como ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços), PIS (Programa de Integração Social) e COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) variam de estado para estado.
O Departamento Comercial da Dori, também, é responsável por cuidar da lista de preços e passa-las aos vendedores, os descontos por quantidades adquiridas e, principalmente, se o preço será competitivo diante da concorrência. Para o cliente o Preço deve oferecer o melhor custo e benefício.
Praça (Distribuição)
A distribuição refere-se aos canais através dos quais o produto chega aos clientes, inclui pontos de vendas, pronta-entrega, horários e dias de atendimento e diferentes vias de compra. Além disso, o responsável por essa área deve saber exatamente que canais de distribuição utilizará, o seu tamanho e a área geográfica que será coberta logisticamente. Produto (serviço) – criar, produzir e desenvolver bens e serviços que atendam aos desejos do consumidor.
Canais de Distribuição da Dori Alimentos
Pequeno Varejo – Clientes atendidos diretamente pela Dori, como panificadoras, Lojas de Conveniência, Redes de farmácias e Supermercados de até quatro check outs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário